Como conservar o café para não perder o seu aroma
Um dos principais fatores a ter em conta para conseguir um café perfeito é a qualidade da matéria-prima. Quanto melhor for a qualidade do café, melhor será o seu sabor e aroma.
No entanto, comprar um café de qualidade nem sempre significa que este esteja nas condições ideais para consumo e são diversas as causas que podem fazer com que o café perca as suas melhores propriedades.
Oxidação do café
Tal como acontece com outros alimentos, o café também oxida.
O processo de oxidação começa quando os grãos de café são torrados e vai progredindo até ao momento do seu consumo. Depois da torrefação, os grãos de café são geralmente embalados a vácuo para que sejam preservadas as suas propriedades, no entanto, a partir do momento em que o café entra novamente em contato com o oxigénio, inicia-se novamente um processo de deterioração (oxidação).
Dicas para conservar o café
Um dos principais inimigos do café é o calor, este acelera o processo de oxidação, por esse motivo, evite guardá-lo em locais próximos de aparelhos que possam aquecer, como o forno, o fogão ou a máquina de lavar louça ou roupa.
O ideal é armazenar o café num lugar fresco e seco, como por exemplo uma despensa ou um armário. Evite o guardar o café no frigorífico, a humidade do seu interior poderá fazer com que o café absorva os aromas de outros alimentos.
Também o recipiente que escolhe para armazenar o café poderá ajudar a preservá-lo. Opte por armazenar o café num frasco de metal ou vidro com fecho hermético. Isso terá praticamente o mesmo efeito de conservação da embalagem original ainda por abrir. Se guardar o recipiente hermético num sítio fresco que não ultrapasse os 20°C, o café poderá preservar todas as suas qualidades durante várias semanas ou meses.
Para além do local de armazenagem, o tipo de café que consome também influencia a sua facilidade de conservação. Utilizar café em grão é uma das maneiras mais simples e efetivas de conservar as propriedades do café.
Se tem uma máquina de café automática em casa, poderá utilizar café em grão e moer apenas a quantidade de café necessária para a preparação do seu café ou bebida escolhida, evitando assim o desperdício ou a perda de propriedades dos grãos.
Se prefere as máquinas de café manuais tradicionais, também tem a opção de utilizar um moinho e evitar assim o desperdício e a oxidação do café. Existem diversos moinhos disponíveis no mercado, inclusive alguns que se encaixam nas máquinas de café para uma utilização direta e mais cómoda.
Outra opção simples é comprar café em embalagens mais pequenas, para que não fiquem demasiado tempo abertas a libertar aroma. É também importante verificar a data da torrefação, o mais aconselhável é sempre comprar grãos de café recentemente torrados.
Todos estes pequenos cuidados podem influenciar um dos momentos mais especiais do seu dia.. a degustação de um café perfeito!
máquinas automáticas
manuais
cápsulas
Mundo do café – Artigos mais recentes
Conheça as 8 principais etapas do processo de produção do café
Saiba mais sobre o percurso dos grãos de café, desde a plantação, até à sua chávena.
As mais importantes regiões produtoras de Café do Mundo
Um mundo que chega até si na forma de uma bebida reconfortante, saborosa e aromática.
Café com bebidas vegetais? Claro que sim!
O mundo das bebidas vegetais é tão rico e vasto que só um titã como o Café poderia estar à sua altura. Já experimentou esta combinação?