Aprenda a distinguir os grãos das principais variedades de café

1 Jul, 2019

Sabia que existem vários tipos de café que diferem na sua origem e características? 

Descubra neste artigo as diversas variedades de café que existem no mundo.

Os grãos de café têm origem em diferentes espécies de cafeeiros (plantas arbustivas de café) e, no fundo, são as sementes dos mesmos.

Apesar de existirem muitas variedades, as mais conhecidas são a Arábica e a Robusta. Estas são também as que os consumidores compram com mais frequência nas lojas, consumem em cafetarias e preparam em casa.

Visualmente é muito fácil distinguir estes dois tipos de café. Os grãos de arábica têm uma forma mais achatada e alongada e estão divididos em duas partes por uma linha em forma de “S“. Já os grãos de café robusta têm uma forma mais arredondada e a linha que os divide é reta e não curva.

Estas diferenças também se fazem sentir no sabor. O café robusta tem um travo mais amargo, enquanto que o café arábica é mais aromático e tem um gosto mais suave. Este fator está relacionado com a quantidade de cafeína de cada variedade. O arábica tem cerca de 1,7% de cafeína e o robusta tem quase o dobro.

Há muitos fatores que influenciam estas diferenças no sabor, mas é a maior concentração de cafeína do robusta que faz com que este seja mais resistente às pragas e aos insetos que se encontram nas plantações. É também pela sua maior concentração de cafeína que o robusta se torna mais indigesto do que o arábica.

Por outro lado, algumas variedades de robusta, pela sua qualidade superior, são particularmente apreciadas em expressos, pois conferem um aroma mais profundo e um creme mais denso.

A nível geográfico, a origem destes dois tipos de café também é ligeiramente diferente. O café robusta é oriundo da África Central, já o arábica tem origem na Etiópia. Esta última variedade é também uma das mais cultivadas em todo o mundo, sendo apenas necessário que as plantações estejam entre os 500 e os 2400 metros acima do nível do mar.

A produção do café arábica representa 60% da produção de café mundial e as suas plantações representam mais de 30% das plantações mundiais.

Para além das duas principais variedades, a arábica e a robusta, existem diversas subcategorias e diferentes combinações possíveis, sendo as que deviram da arábica as mais apreciadas.

Deixamos-lhe algumas sugestões de variedades a experimentar: Moca, Maragogipe, Bourbon, Mundo Novo, Caturra e Catuaí.

A vasta oferta de variedades de café no mercado mundial representa também a pluralidade de gostos e preferências dos consumidores por todo o mundo, seja ao nível do aroma, do sabor ou dos hábitos de consumo.

E no seu caso? Como gosta do seu café?

máquinas automáticas

manuais

cápsulas

Mundo do café – Artigos mais recentes

A interessante história do café

A interessante história do café

O café é uma das suas bebidas preferidas?
Então conheça um pouco mais sobre a sua história, como foi descoberto, aperfeiçoado e como conquistou o seu lugar no mundo.

read more
Share This