8 CURIOSIDADES SOBRE O CONSUMO DE CAFÉ

1. O Café é uma das mercadorias mais exportadas do mundo!

No que diz respeito ao ranking de mercadorias mais exportadas do mundo, o café ocupa a segunda posição, sendo apenas destronado pelo petróleo.

O segundo lugar do café é também ocupado no ranking das bebidas mais consumidas no mundo, sendo ultrapassado apenas pelo bem mais essencial, a água.

2. Qual é o consumo de café no mundo

Se considerarmos o volume total de consumo, os Estados Unidos da América são o país onde se consome mais café, com um total de cerca de 400 milhões de chávenas de café todos os dias.

Se analisarmos os dados relativos, tendo em consideração o número de habitantes por país, o ranking é liderado pela Finlândia, com cerca de 12 kg de café consumidos por habitante durante o período de 1 ano.

3. Quanto café consomem os portugueses?

Nos dias de hoje, observa-se que o crescimento do mercado internacional de café tem provocado várias mudanças nos hábitos mundiais do consumo desta bebida e Portugal não é exceção.

Segunda a AICC, 80% dos portugueses consomem café todos os dias e preferem fazê-lo sob a forma de um “expresso”. O estudo refere ainda que cada português bebe cerca de 2,5 chávenas de café diariamente, o que corresponde a um valor médio de consumo nacional de 4,73kg desta bebida por pessoa e a cada ano.

Comparativamente com o resto da Europa, onde apenas 20% do consumo desta bebida é feita fora de casa, em Portugal os dados indicam uma inversão desta tendência e a maioria prefere ainda tomar o seu café fora de casa.

4. Onde foi aberta a primeira cafetaria?

A primeira cafetaria (o mais próximo do que conhecemos como “Café”) nasceu em Londres, capital do Reino Unido, em 1652.

Curiosamente, a conhecida bolsa de Nova Iorque foi criada precisamente a partir de uma cafetaria, aberta em 1794, chamada “Tontine Coffee House” em Wall e Water Street.

A cafetaria tornou-se rapidamente um ponto de encontro para empresários negociantes da bolsa. Em 1817, os seus frequentadores mudaram-se então para um prédio em Wall Street, onde se encontra hoje a sede da mais importante bolsa de valores.

5. Quais as profissões em que se consome mais café?

A empresa Dunkin’ Donuts fez recentemente um estudo, em conjunto com o portal de emprego Career Builder, com o objetivo de descobrir quais as profissões em que os colaboradores consumem mais café.

Os resultados do estudo indicam que o pódio é liderado pela classe cientista, cujo elevado consumo de café pode estar relacionado com a duração prolongada da maior dos estudos e experiências, longos dias em laboratório e muitas horas de estudo.

Em segundo lugar seguem-se os profissionais de marketing e relações públicas e, na terceira posição, as profissões ligadas ao ensino.

6. Ilha “Clube do Café”, conhece?

Acima da Gronelândia existe uma pequena ilha, descoberta em 1900 por Robert Peary, considerada a extensão terrestre mais a norte do planeta.

Esta extensão foi nomeada “ilha” após 21 anos da sua descoberta, quando o cartógrafo dinamarquês Lauge Koch traçou o mapa da sua área.

Por esse motivo, foi atribuído à ilha o nome de “Kaffeklubben Island”, para homenagear o “Clube do Café” dos geógrafos da Universidade de Copenhaga.

7. Sabia que o café pode ser mais que uma bebida?

No Japão, o Yunessun Spa Resort oferece a possibilidade de relaxar e desfrutar de banhos de café, com verdadeiras piscinas onde pode usufruir de todos os benefícios deste ingrediente para a sua pele.

8. Que outras finalidades pode ter o café?

O café, para além de trazer vários benefícios, seja para o corpo ou para a mente, e de ter efeitos comprovados na prevenção de várias doenças, pode ainda ser reutilizado, por exemplo, como fertilizante.

As borras do café, para além de evitarem o aparecimento de fungos e bactérias, fornecem ainda um aporte muito significativo de nutrientes à terra, que contribuem para a sua saudável manutenção.

Que ingrediente maravilhoso é o CAFÉ!

máquinas automáticas

manuais

cápsulas

Mundo do café – Artigos mais recentes

Café versus Chá

Café versus Chá

Chá ou Café? Qual a sua bebida de conforto preferida? Saiba quais os pontos comuns entre elas e aqueles em que se distanciam.

read more
Share This