O consumo de Café pelo Mundo

12 Nov, 2019

O mundo está rendido ao café e ao seu sabor único!

A história deste produto remonta ao século XV e aos mosteiros do Iémen, onde se encontram as primeiras evidências de consumo do café como bebida.

Segundo a Organização Internacional do Café, este produto é atualmente a mercadoria mais comercializada em todo o mundo, apenas superado pelo ouro negro, o petróleo.

Quanto café se consome no Mundo?

O consumo de café cresce de dia para dia, revelando consistentemente uma tendência de crescimento positiva ao longo dos últimos 35 anos, com um aumento de cerca de 95% de consumo.

Isto significa que são consumidos quase 10.000 milhões de kg de café por ano em todo o mundo, o que se traduz em um consumo médio por pessoa de 1,3 kg de café por ano.

Quem produz e quem importa mais café no Mundo?

Os Estados Unidos da América são o país que mais importa este produto, sendo o Brasil um dos principais produtores e exportadores, seguido da Colômbia que comercializa apenas a variedade Arábica.

Quem consome mais café no Mundo?

A Finlândia é o país que lidera o ranking de consumo, com cerca de 12kg de café consumido por pessoa por ano. Em segundo lugar encontra-se a Noruega, com quase 10kg por pessoa, seguida pela Suécia com 8,4kg.

Este resultado está relacionado com hábitos de consumo típicos dos países nórdicos, onde habitualmente se bebe café de filtro, o que tende a aumentar significativamente a dose de café consumida.

Em Portugal este é um setor em crescimento mas também em mudança, com maior diversidade na procura e na especialização, com consumidores cada vez mais exigentes e que começam já a apreciar também outras opções como o cappuccino, o café frio ou cocktails com base de café.

Ainda assim, Portugal ocupa um dos últimos lugares na tabela dos 20 países que mais consumem café no mundo.

Como se consome café em Portugal?

Quase 80% dos portugueses bebem o seu café fora de casa.

Este é claramente um hábito relacionado com a componente social e a descontração de degustar um café perfeito, sendo que mais de metade das ocasiões de consumo dos portugueses são efetivamente momentos partilhados com outras pessoas.

Contudo, a qualidade e o conforto no hábito de beber café são fatores que distinguem os consumidores “tradicionais” dos “verdadeiros amantes” de café.

máquinas automáticas

manuais

cápsulas

Mundo do café – Artigos mais recentes

Café versus Chá

Café versus Chá

Chá ou Café? Qual a sua bebida de conforto preferida? Saiba quais os pontos comuns entre elas e aqueles em que se distanciam.

read more
Share This