A interessante história do café: saiba qual a sua origem

25 Jun, 2019

O café é uma das suas bebidas preferidas? 

Então conheça um pouco mais sobre a sua história, como foi descoberto, aperfeiçoado e como conquistou o seu lugar no mundo.

A história do café remonta à Etiópia do século XIII, onde alguns pastores descobriram que as sementes do cafeeiro (planta do café) tinham efeitos positivos nos animais que as comiam.

Mais tarde, surge a primeira prova do consumo de café como bebida, nos mosteiros do Iémen por volta do século XV, onde foram encontradas as primeiras evidências de que a população consumia bebidas à base deste grão, muito semelhantes ao café como o consumimos hoje. Foi também do Iémen, mais propriamente do porto de Moca, que saíram os primeiros grãos de café exportados para o mundo. Pouco tempo depois, essas trocas estenderam-se ao restante Médio Oriente e ao Norte do Continente Africano. 

No século XVI surgem os primeiros estabelecimentos onde era servida a bebida de café: as famosas cafetarias de Constantinopla. Estes locais estavam reservados a personalidades ilustres da sociedade e tornaram-se rapidamente espaços de reunião e de tertúlia entre artistas, intelectuais e pessoas ligadas ao mundo da política.

Foi graças aos barcos venezianos que percorriam o Mediterrâneo para as trocas comerciais que, no início do século XVII, o café chegou à Europa. 

Em 1645, foi aberto o primeiro café na Praça de São Marcos em Veneza e aos poucos, as ruas que circundavam os canais foram ficando repletas de cafetarias e estabelecimentos de venda de café que inundavam a cidade do seu aroma.

Muito rapidamente, a bebida de café tornou-se popular por toda a Europa e chegou a todos os países do Continente.

A sua chegada à América ocorre nos finais do século XVII. Os colonizadores europeus levaram para os Estados Unidos e para o “Novo Mundo” os costumes do “Velho Continente”.

Curiosidade: a atual bolsa de valores de Nova Iorque, assim como o principal banco da mesma cidade, foram fundados em estabelecimentos dedicados à venda de café no passado.

No ano de 1901, Luigi Bezzera criou a primeira máquina de café expresso do mundo, ainda hoje um dos elementos mais importantes e representativos da cultura gastronómica italiana.

O café expresso, inicialmente exclusivo de cafés e cafetarias, tornou-se um elemento essencial para momentos de partilha, conforto e degustação, hoje em dia também possível de alcançar em casa com a mesma qualidade e sabor.

máquinas automáticas

manuais

cápsulas

Mundo do café – Artigos mais recentes

Café versus Chá

Café versus Chá

Chá ou Café? Qual a sua bebida de conforto preferida? Saiba quais os pontos comuns entre elas e aqueles em que se distanciam.

read more
Share This