A verdadeira degustação Profissional de café
Se viajarmos até ao mundo das degustações profissionais de café, estas são realizadas para avaliar essencialmente as características organoléticas de cada chávena desta bebida.
Sendo o café uma bebida com uma vasta complexidade de camadas de sabor e aromas, são também várias as etapas necessárias para o apreciar na sua totalidade:
Torrefação da amostra: a torrefação deve ser feita no mínimo 8-10 horas antes da sua degustação. Devem ser torrados aproximadamente 250 gramas de café e, quando o grão “rachar”, este deve ser retirado para esfriar.
Dose da amostra: cada chávena deve conter aproximadamente 9 gramas de café, e devem ser utilizados 5 copos para cada degustação, como amostra mínima.
Moagem da amostra: a moagem deve ser feita separadamente, para evitar que grãos defeituosos contaminem outras chávenas. Após servir, as chávenas devem ser tapadas por 3 minutos para que seja possível sentir o aroma do café “em seco” e avaliar a sua fragrância.
Saída da água: deve ser utilizada água fresca e inodora, contudo, o mais importante é utilizar sempre o mesmo tipo de água. Esta deve alcançar uma temperatura de pelo menos 93ºC e depois então ser passada diretamente pelo café moído. A proporção desejável é de 9 gramas de café por 150 ml de água.
Finalmente, a Degustação.
A camada de creme formada no topo deve ser quebrada com uma colher, de forma repetida, para a avaliação do aroma do café.
Quando este atinge uma temperatura de aproximadamente 60º C deve então ser degustado e avaliado o seu sabor – o imediato e o residual.
Quando o café esfria um pouco mais, são avaliadas a acidez, o corpo e o equilíbrio do café, ficando para o final a sua doçura.
Por último, é atribuída uma avaliação numérica, que classificará o café e o irá enquadrar numa determinada categoria.
Se forem apreciadores de café, esta pode ser uma atividade interessante para fazer em casa, com a família. 😉
máquinas automáticas
manuais
cápsulas
Mundo do café – Artigos mais recentes
Conheça as 8 principais etapas do processo de produção do café
Saiba mais sobre o percurso dos grãos de café, desde a plantação, até à sua chávena.
As mais importantes regiões produtoras de Café do Mundo
Um mundo que chega até si na forma de uma bebida reconfortante, saborosa e aromática.
Café com bebidas vegetais? Claro que sim!
O mundo das bebidas vegetais é tão rico e vasto que só um titã como o Café poderia estar à sua altura. Já experimentou esta combinação?