A verdadeira degustação Profissional de café 

25 Mar, 2020

Se viajarmos até ao mundo das degustações profissionais de café, estas são realizadas para avaliar essencialmente as características organoléticas de cada chávena desta bebida.

Sendo o café uma bebida com uma vasta complexidade de camadas de sabor e aromas, são também várias as etapas necessárias para o apreciar na sua totalidade:

Torrefação da amostra: a torrefação deve ser feita no mínimo 8-10 horas antes da sua degustação. Devem ser torrados aproximadamente 250 gramas de café e, quando o grão “rachar”, este deve ser retirado para esfriar.

Dose da amostra: cada chávena deve conter aproximadamente 9 gramas de café, e devem ser utilizados 5 copos para cada degustação, como amostra mínima.

Moagem da amostra: a moagem deve ser feita separadamente, para evitar que grãos defeituosos contaminem outras chávenas. Após servir, as chávenas devem ser tapadas por 3 minutos para que seja possível sentir o aroma do café “em seco” e avaliar a sua fragrância.

Saída da água: deve ser utilizada água fresca e inodora, contudo, o mais importante é utilizar sempre o mesmo tipo de água. Esta deve alcançar uma temperatura de pelo menos 93ºC e depois então ser passada diretamente pelo café moído. A proporção desejável é de 9 gramas de café por 150 ml de água.

Finalmente, a Degustação.

A camada de creme formada no topo deve ser quebrada com uma colher, de forma repetida, para a avaliação do aroma do café.

Quando este atinge uma temperatura de aproximadamente 60º C deve então ser degustado e avaliado o seu sabor – o imediato e o residual.

Quando o café esfria um pouco mais, são avaliadas a acidez, o corpo e o equilíbrio do café, ficando para o final a sua doçura.

Por último, é atribuída uma avaliação numérica, que classificará o café e o irá enquadrar numa determinada categoria.

 

Se forem apreciadores de café, esta pode ser uma atividade interessante para fazer em casa, com a família. 😉

máquinas automáticas

manuais

cápsulas

Mundo do café – Artigos mais recentes

Café versus Chá

Café versus Chá

Chá ou Café? Qual a sua bebida de conforto preferida? Saiba quais os pontos comuns entre elas e aqueles em que se distanciam.

read more
Share This