CONHEÇA AS 8 PRINCIPAIS ETAPAS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO CAFÉ 

Muito antes de conseguir apreciar o sabor único de um bom café na sua chávena, este passa por um interessante percurso que tem vindo a ser aperfeiçoado geração após geração.

Sabe quais são as principais etapas?

  1. Plantação
  2. Colheita
  3. Processamento
  4. Cura
  5. Degustação
  6. Torrefação
  7. Moagem
  8. Preparação

1: Plantação

A plantação é logicamente a primeira etapa do processo de produção de café.

É o início de um ciclo natural de produção, em que as sementes crescem e se tornam plantas que podem atingir até 10 metros de altura.

2: Colheita

A colheita é realizada anualmente, quando os frutos do café estão maduros.

Existem dois métodos de colheita distintos: a colheita e a decapagem.

Ao escolher, os frutos mais maduros são selecionados e colhidos manualmente, o que se traduz numa colheita homogénea e de qualidade.

A remoção é um processo mecanizado na maioria dos casos, no qual todos os frutos são colhidos ao mesmo tempo, de tal forma que, geralmente, é realizada uma verificação posterior para uma seleção mais detalhada.

3: Processamento

Nesta fase, os frutos são colocados a secar até estarem prontos para as próximas etapas. Este processamento pode ser feito através do método seco ou húmido.

De acordo com o método selecionado, o sabor do café obterá características distintas ao nível da acidez e aroma.

4: Cura

A cura ocorre imediatamente após a secagem. A sua principal função é remover a casca que cobre o grão de café para classificá-lo de acordo com sua qualidade, forma e tamanho.

5: Degustação

A degustação é algo que vai ocorrendo ao longo das diferentes fases do processo e com objetivos distintos. O seu objetivo final passa por analisar a qualidade e o sabor.

6: Torrefação

É na fase da torrefação que o café atinge os seus sabores e aromas mais característicos. O grão é submetido a altas temperaturas que atingem os 200°, fazendo com que aumente de tamanho em 80-100%, perca entre 12-20% do peso, reduza o seu teor de cafeína e, finalmente, adquira a sua cor característica.

7: Moagem

A moagem pretende reduzir os grãos de café a pó. Se o café for preparado logo após esse processo, terá um aroma e um sabor ainda mais intensos.

A De’Longhi, marca líder em máquinas de café automáticas e manuais, para além de lhe oferecer a possibilidade de ter uma máquina de café com moinho integrado e usufruir dessa experiência de café fresco, moído na hora, tem ainda disponível um moinho onde, mesmo não tendo uma máquina automática, pode moer o seu café preferido e desfrutar de uma experiencia única de café.

 8: Preparação

Existem inúmeras formas de preparar um café, seja ele simples ou com leite, a preferência de cada consumidor determinará a forma como a infusão é preparada.

Deixamos aqui algumas sugestões: RECEITAS 

máquinas automáticas

manuais

cápsulas

Mundo do café – Artigos mais recentes

Café versus Chá

Café versus Chá

Chá ou Café? Qual a sua bebida de conforto preferida? Saiba quais os pontos comuns entre elas e aqueles em que se distanciam.

read more
Share This