Café versus Chá

4 Fev, 2020

Qual a sua bebida de conforto preferida? Chá ou Café?

São vários os pontos comuns entre estas duas bebidas – das mais consumidas em todo o mundo – mas também existem alguns em que elas se distanciam. (contamos-lhe tudo 😉)

O chá e o café, também considerado uma infusão, são bebidas comumente conhecidas pelas suas substâncias estrela – a cafeína e a teína – sendo que, apesar de ambas terem origem em plantas, os seus efeitos são algo diferenciados.

Na sua composição estão presentes elementos bioativos que oferecem benefícios comprovados para a saúde, entre eles, a melhoria do rendimento mental e da capacidade de atenção, o aumento da capacidade de concentração e, no caso do café, da capacidade de reação. São também reconhecidos os seus benefícios na prevenção de doenças como a diabetes, a doença de Parkinson e o Alzheimer.

Relativamente à cafeína, um café pode conter entre 120 e 180 mg de cafeína – dependendo se a sua preparação é doméstica ou se é preparado com uma máquina de café profissional – no caso do chá e da teína, este poderá ter entre 15 e 70 mg de teína, dependendo do tipo de infusão. 

É também distinta a quantidade de energia que cada uma destas bebidas aporta. Um café é capaz de entregar maior valor energético e mais rapidamente, em contrapartida, o seu efeito é menos prolongado. Por outro lado, o chá aporta energia de forma mais progressiva, mas também, muito mais duradoura. 

Ambas as bebidas são muitíssimo aromáticas e são várias as opções disponíveis no mercado. No caso do café, a variedade pode chegar até cerca de 600 aromas distintos, no caso do chá, este ganha com larga vantagem, e é possível encontrar facilmente mais de 3000 opções de variedades no mercado, entre as mais procuradas o chá verde, o preto, o de frutos vermelhos e o chá branco. 

No caso do chá, o verde é seguramente o mais estudado e também aquele que aporta mais benefícios para a saúde, como a redução do risco de doenças cardiovasculares, a diminuição dos níveis de colesterol, a melhoria dos níveis de densidade óssea e a redução dos níveis de stress pelo seu efeito relaxante. 

Na verdade, entre chá e café, não existe uma opção vencedora. Ambas têm efeitos positivos para a saúde – desde que consumidas com moderação – e as duas são distintamente deliciosas… o idealmente mesmo é manter o equilíbrio e combinar o seu consumo com a disposição e a necessidade do momento:

→ Se procura energia e um maior rendimento físico, o café será o seu melhor aliado.

→ Se procura conforto e um efeito energético progressivo ao longo do dia, opte por um chá e aproveite para tornar esta rotina uma verdadeira experiência sensorial, alternando entre os variadíssimos sabores e aromas disponíveis.  

máquinas automáticas

manuais

cápsulas

Curiosidades sobre café – Artigos mais recentes

Regresse ao trabalho com energia

Regresse ao trabalho com energia

As férias de Natal terminaram e precisa de toda a energia possível para voltar ao trabalho? Conheça as nossas 5 dicas e comece este novo ano da melhor forma!

read more
Share This