Qual o valor nutricional de um café?

4 Dez, 2019

Se dezembro é inquestionavelmente o mês das calorias, é também o mês em que cada uma das suas escolhas diárias pode fazer toda a diferença na sua linha e no seu bem-estar.

São conhecidos os múltiplos benefícios do café para a saúde, desde a redução do risco de doenças do fígado, à prevenção de doenças como o Parkinson ou outro tipo de doenças neurológicas, mas… a nível nutricional, sabe qual o seu valor?

Muitas pessoas acreditam que o café engorda. Nada mais longe da realidade!

O café isoladamente não tem qualquer efeito na oscilação de peso, contudo, se lhe adicionarmos leite, açúcar ou outro tipo de combinação, os resultados serão significativamente diferentes.

Considere o exemplo de 1 café expresso:

1 chávena de café, com aproximadamente 100gr de café (sem qualquer adição de açúcar ou outros ingredientes), apresenta a seguinte composição nutricional:

  • entre 0 a 2 kcal
  • 0,2g de gordura
  • 0,1g de proteínas
  • 97,8g de água
  • 40mg de cafeína

Tendo em conta que 1 chávena de café comum tem a capacidade de cerca de 2 grs de café, podemos afirmar que a sua composição é bem equilibrada.

Porém, se a esta chávena juntarmos açúcar branco, verifica-se um aporte de até 35kcal.

Para além da composição nutricional já descrita, estão também incluídos na composição do café outros componentes como o cálcio, o magnésio, o fosforo, o selénio e o potássio, para além de antioxidantes e vitaminas, maioritariamente do grupo B – muito benéficas para o sistema neuromuscular.

No caso do café com leite, é essencial considerar o tipo de leite utilizado, uma vez que o seu nível de gordura pode oscilar significativamente.

Se ao café juntarmos leite pasteurizado, estaremos a juntar mais 40kcal à composição nutricional da bebida e mais 25kcal por cada colher de chá de açúcar.

Se optarmos por leite desnatado, reduzimos facilmente de 40 para as 21 kcal.

Assim, a quantidade de calorias e de gordura presentes numa chávena de café são extremamente reduzidas, o que significa que 1 café sem adição de açúcar ou leite – desde que consumido com moderação, entre 2 a 3 chávenas por dia – para além de ser benéfico para a saúde, pode ser um importante aliado para manter a linha e o seu equilíbrio físico e mental.

A par de tantos benefícios, o prazer de degustar um café perfeito é sem dúvida um dos seus principais encantos!

máquinas automáticas

manuais

cápsulas

Curiosidades sobre café – Artigos mais recentes

Regresse ao trabalho com energia

Regresse ao trabalho com energia

As férias de Natal terminaram e precisa de toda a energia possível para voltar ao trabalho? Conheça as nossas 5 dicas e comece este novo ano da melhor forma!

read more
Share This