Como reciclar uma máquina

de café antiga?

10 Jan, 2020

As enormes quantidades de plástico, as alterações climáticas, a poluição, a camada de ozono, a extinção de várias espécies animais … todos estes são fatores que afetam o nosso planeta e nos mostram a urgência e a necessidades de cuidarmos do meio ambiente.

A tudo isto acrescentamos ainda uma quantidade enorme de aparelhos eletrónicos altamente poluentes – com componentes como os metais, o mercúrio, cádmio ou bromo – que utilizamos diariamente e renovamos com frequência, mas que nem sempre o fazemos da forma mais correta e com a devida consciência social e ambiental. 

Reciclar pequenos eletrodomésticos é responsabilidade de todos!

Para além dos muitos efeitos negativos que este tipo de produtos causam no meio ambiente, estes têm também um grande impacto na nossa saúde e no bem-estar de todos os animais.

A nível mundial, dados de 2017 indicam que, a quantidade global de resíduos elétricos e electrónicos entregues para reciclagem representa já cerca de 6,1 kg/habitante, mais de 44,5 milhões de toneladas.

Quando devidamente entregues em centros próprios para o efeito, os REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) passam por uma triagem, nos chamados centros de consolidação, onde podem ter dois fins:

1. As organizações não governamentais podem reaproveitá-los e distribui-los pela população mais carenciada;
2. São transportados para valorização e/ou reciclagem. Os materiais reciclados são, por sua vez, separados e reaproveitados como nova matéria-prima.

Outra alternativa são os centros de receção, onde estes REEE são armazenados até serem recolhidos pela entidade gestora que os encaminha depois para um centro de reciclagem. Alguns desses centros coincidem com os ecocentros municipais ou intermunicipais, outros funcionam em empresas e distribuidores, como é o caso de alguns hipermercados.

A redução da delapidação dos recursos naturais, dá-se, também, com a valorização e reciclagem dos REEE e seus componentes com a reintrodução dos materiais obtidos nestes processos de novo nas indústrias, respeitando o conceito de Economia Circular.

Centros de recolha em Portugal

Em Portugal, existem duas entidades gestoras de REEE, a Amb3E e a ERP Portugal. Ambas têm uma rede de centros de receção onde recebem os REEE.

Saiba qual o centro mais próximo de si e seja responsável: ONDE RECICLAR?

    máquinas automáticas

    manuais

    cápsulas

    Curiosidades sobre café – Artigos mais recentes

    Regresse ao trabalho com energia

    Regresse ao trabalho com energia

    As férias de Natal terminaram e precisa de toda a energia possível para voltar ao trabalho? Conheça as nossas 5 dicas e comece este novo ano da melhor forma!

    read more
    Share This