4 Dicas para preparar o Café perfeito com uma Máquina Automática

13 Nov, 2019

Se está à procura de um café perfeito – cremoso, aromático e revigorante – partilhamos consigo o “mapa do tesouro” para que o possa degustar em sua casa, de forma simples e cómoda, com uma máquina de café automática.

Em primeiro lugar, o protagonista: o Café

Em grão: é importante conservar os grãos de café de forma hermética, para garantir a excelência das suas propriedades e o seu aroma ao longo do tempo. O recipiente deve ser guardado num local isento de humidade, longe da luz solar e do calor.

Para testar se os grãos são frescos, experimente deixar um deles cair no chão… se este saltar então os seus grãos de café estão no ponto certo 🙂

Em pó: se prefere café moído, saiba que o café já perdeu algumas das suas qualidades no momento em que foi moído e embalado, especialmente o seu aroma.

Para testar a sua frescura, coloque uma colher de café moído num copo com água, se o pó flutuar, está perfeito!

Em segundo lugar: a Água

Uma vez que o café é, na sua maioria, água, esta deve ser fresca e de sabor neutro, para não influenciar o sabor e o aroma do café.

É importante trocar com frequência a água do depósito da sua máquina e certificar-se que o seu nível de dureza não é muito elevado.

A dureza da água está associada à presença de sais de cálcio e magnésio que se dissolvem na água através do seu contacto com as rochas, o que pode traduzir-se no sabor desagradável que confere à água e à formação mais rápida de depósitos de calcário na sua máquina.

Para descobrir este nível de dureza, utilize o papel indicador de dureza da água que vem juntamente com a sua máquina de café automática De’Longhi, desta forma poderá ajustar o nível da máquina adequadamente.

Embora o ideal seja utilizar água engarrafada, poderá adicionar um filtro de água no próprio depósito da máquina. Desta forma melhorará a qualidade da água e, por consequência, a qualidade do café, prolongando ainda o período de vida útil da sua máquina.

Em terceiro lugar, o melhor acompanhante: o Leite

Se gosta de combinar o café com o leite, a variedade de alternativas de preparação possíveis com uma máquina de café automática é… deliciosa!

Para criar a melhor espuma de leite, utilize leite frio diretamente do frigorifico.

Se a sua máquina for automática com sistema LatteCrema, recomendamos que utilize leite desnatado com 1,5% de gordura para resultados perfeitos de consistência e volume da espuma.

Por último, mas não menos importante: a Chávena

Mesmo que, aparentemente, não revele muita importância, seja para um café ou um café com leite, a chávena que utiliza para beber o seu café pode fazer toda a diferença no momento de degustação.

Se prefere um expresso cremoso no topo, experimente utilizar uma chávena com base cónica, esta permitirá que o café flua pela chávena sem perder a sua cremosidade (se a chávena estiver quente melhor ainda!).

O convite ideal para ficar em casa!

máquinas automáticas

manuais

cápsulas

Curiosidades sobre café – Artigos mais recentes

Regresse ao trabalho com energia

Regresse ao trabalho com energia

As férias de Natal terminaram e precisa de toda a energia possível para voltar ao trabalho? Conheça as nossas 5 dicas e comece este novo ano da melhor forma!

read more
Share This