a arte de um barista

10 Jan, 2020

Falamos com regularidade da importância da qualidade dos grãos de café e dos diversos tipos de tratamento a que estes podem ser sujeitos até chegarem às nossas chávenas – desde o tipo de grão, de cultivo, aos processos de preparação e moagem -, são inúmeros os fatores que condicionam a sua qualidade, aroma e sabor.

No entanto, esquecemos frequentemente um fator não menos importante, e que pode influenciar significativamente a experiência de degustação de um café perfeito… o Barista!

Barista, palavra de origem italiana, define o profissional que é especialista em café, aquele que conhece as suas caraterísticas e os seus elementos diferenciadores, que o sabe preparar e combinar na perfeição, desde o mais singular café espresso até às receitas mais complexas, enaltecendo as suas melhores propriedades.

Embora a preparação de um café espresso possa parecer algo aparentemente simples, na realidade pode ser um processo complexo e exigir algum controlo e domínio sobre diversos fatores que podem condicionar o equilíbrio da bebida final.

Saiba quais as skills necessárias para se tornar um verdadeiro barista:

  • conhecer as diferentes origens e tipos de café, processos de torrefação e moagem – as suas diferenças ao nível do sabor e o seu comportamento durante a preparação;
  • conhecer os vários tipos de máquinas de café, as suas diferenças e funcionalidades;
  • compreender a influencia da qualidade da água para o café, bem como a sua importância para a performance da própria máquina;
  • ser capaz de combinar diferentes tipos de leite, as suas texturas, nível de gordura e açúcar, de acordo com o tipo de bebida a preparar;
  • ter habilidade artística para LatteArt;
  • saber combinar o café como base para outras bebidas – cocktails, bebidas quentes, etc.

Seja na hotelaria ou para empresas de café ou torrefação, o barista tem o papel fundamental de assegurar que o café é preparado da melhor forma, garantindo que são destacadas as suas melhores caraterísticas, considerando o tipo de grão, e combinando os seus sabores e aromas de forma harmoniosa e única.

É o barista quem garante que todo o trabalho e esforço dedicados ao longo das diferentes fases do processo são entregues na chávena do consumidor.

máquinas automáticas

manuais

cápsulas

Curiosidades sobre café – Artigos mais recentes

Regresse ao trabalho com energia

Regresse ao trabalho com energia

As férias de Natal terminaram e precisa de toda a energia possível para voltar ao trabalho? Conheça as nossas 5 dicas e comece este novo ano da melhor forma!

read more
Share This