CURIOSIDADES SOBRE O CULTIVO DE CAFÉ

O cultivo do cafeeiro, planta que origina os frutos de grãos de café, é um processo longo e detalhado, que inclui várias etapas, cada uma delas com diferentes necessidades, sejam elas relacionadas com o local onde é feita a plantação ou com as especificidades de cada tipo de grão.

Para sabermos mais sobre o tema, convidamos a especialista Begoña Baqué a explicar melhor as diferenças entre os vários tipos de grão e o seu cultivo.

Begoña Baqué identifica de 4 tipos de grãos de café distintos, sendo que, cada um deles tem origem em locais distintos:

Arábica – nativo das terras altas da Etiópia

Robusta – nativo das florestas equatoriais de África

Liberiano – nativo da Monróvia, capital da Libéria

Excelsa – nativo da República do Chade, em África

Cerca de 80% da produção mundial está dedicada à produção do café mais comum, o Arábica, seguido pelo café Robusta que conta com quase a totalidade dos restantes 20%.

Estes dois tipos de café são os mais cultivados, sendo que, o Arábica é amplamente cultivado em países de clima tropical e subtropical. Neste caso, para o crescimento saudável da planta de café Arábica, a temperatura ambiente média deverá oscilar entre os 16ºC e os 22ºC, e o índice pluviométrico deverá estar entre os 750 milímetros e os 3000 milímetros por ano. Para além disso, o seu cultivo é bem-sucedido em altitudes entre os 1200 e os 1700 metros.

Por outro lado, a variedade de café Robusta pode ser cultivada em regiões com altitude bastante mais baixa e em climas mais húmidos. Para o seu cultivo é ideal uma temperatura média que varie entre os 17ºC e os 27ºC, e o nível de precipitação deverá estar perto dos 3000 milímetros por ano. Este é um tipo de café bastante mais resistente, comparativamente ao café Arábica, muito mais suscetível a pragas e outras debilidades de cultivo.

Begoña Baqué salienta também algumas semelhanças no cultivo destas duas variedades de café, ambas requerem um solo de pH ácido (entre 4.2 e 5.1), e com alguma profundidade, para permitir uma boa drenagem.

Após o cultivo e a colheita, a torrefação será etapa seguinte do processo e com influencia muito significativa naquele que será o aroma, o sabor e a intensidade do café que chegará até à sua chávena.

Saiba mais sobre esta 2ª etapa no nosso artigo sobre “O PROCESSO DE TORREFAÇÃO DO CAFÉ”.

máquinas automáticas

manuais

cápsulas

Especialista em café – Artigos mais recentes

Share This