Os sabores do autêntico café expresso

20 Jul, 2019

Como é que prefere o seu café? Existem pessoas que gostam dele mais forte ou mais suave. Alguns gostam de bebidas de café com leite. Uns usam leite de origem animal, outros de origem vegetal, como as bebidas de amêndoa, soja ou aveia. Há quem goste de aromatizar o café e juntar especiarias, um toque de cacau ou canela. E há ainda quem prefira beber café sem açúcar e quem só o tome se for adoçado com algum tipo de açúcar, seja amarelo, refinado, stevia ou adoçante.

Existem muitas formas de tomar o café, quase tantas como as pessoas apaixonadas por café. Assim perguntamos: a que sabe o café na realidade? Não um café qualquer, mas sim um café expresso preparado da forma correta, ou seja, um autêntico café expresso!

A nossa especialista em café, Gabriella Baiguera, conta-nos a que sabe o café no vídeo:

Subtítulos: Pode visualizar as legendas em português mudando as configurações do vídeo.

Para conhecer o sabor do café expresso temos que voltar a relembrar os tipos de grãos de café. Existem duas grandes tipologias:

Arábica

O grão de café Arábica destaca-se pelo seu sabor ácido, doce, suave, fruto da riqueza dos aromas do café que possuem notas de açúcar, bagas e frutas.

Robusta

Esta variedade de grão tem um sabor mais forte e áspero. A principal característica da variedade Robusta é o sabor amargo, provocado pelo alto teor de cafeína, mais concretamente o dobro da cafeína presente nos grãos de Arábica, que proporciona um sabor a chocolate que se intensifica depois de cada gole.

Degustação do café expresso

Assim que tivermos o nosso expresso preparado na perfeição, podemos identificar os seus sabores. Em termos gerais, o seu sabor mantém-se no paladar durante algum tempo e é baseado nos seguintes 3 elementos:

1. A amargura é o sabor predominante do café expresso.

2. A acidez que o café tem é percebida como uma agradável sensação de formigueiro.

3. A doçura é o terceiro elemento que saboreamos, este em concreto apenas iremos notar se o café tiver sido torrado, moído e preparado na perfeição.

E você consegue identificar as diferentes notas e sabores do café expresso?

máquinas automáticas

manuais

cápsulas

Especialista em café – Artigos mais recentes

O café: a planta e o grão

O café: a planta e o grão

Descubra qual o percurso que o café faz desde a planta e do grão até à máquina de café para que possa desfrutar do café na sua chávena.

read more
Share This